O retrofit é uma técnica de revitalização de construções antigas. Seu objetivo é transformar edificações do passado, adaptando-as às necessidades atuais. Mas não se trata de uma simples reforma ou de uma restauração.
Algumas obras construídas há muitos anos – às vezes até séculos, como certos casos na Europa – precisam de estruturas mais adequadas, seguras e confortáveis para os dias de hoje.
Assim, a ideia do retrofit é fazer alterações para garantir o melhoramento das instalações, a atualização estética e a modernização da construção – mas, ao mesmo tempo, sem descaracterizar seus elementos originais históricos e arquitetônicos.
A principal diferença entre retrofit e reforma está no objetivo e na abrangência de cada intervenção em um imóvel:
- Reforma:
- Visa atualizar a estética, a funcionalidade ou a estrutura de um imóvel podendo envolver mudanças significativas, como alteração de layout, substituição de revestimentos, modernização de instalações e até mesmo demolição de paredes. Além disso, pode envolver mudanças estéticas e estruturais.
- Retrofit:
- Concentra-se em modernizar e otimizar os sistemas e instalações de um imóvel, como iluminação, ventilação, climatização, hidráulica e elétrica sem descaracterizar seus elementos originais históricos e arquitetônicos.
O objetivo é melhorar o desempenho do imóvel em termos de eficiência energética, segurança, conforto e sustentabilidade, sem alterar significativamente sua estrutura ou arquitetura original.