Nos prédios comerciais, a Convenção e o Regime Interno são documentos mais detalhados em comparação com os condomínios residenciais. A Convenção aborda assuntos como a definição do síndico, escolha dos conselhos, quórum para aprovação de pautas, entre outros. Já o Regime Interno especifica regras para áreas comuns, como horários de entrada e saída de funcionários e clientes, uso de materiais perigosos e outras demandas. Esses documentos geram debates devido às diversas áreas de atuação do condomínio, exigindo que o síndico tenha inteligência emocional para lidar com os condôminos e oferecer as melhores sugestões para cada tema tratado.

A lei de condomínio comercial apresenta detalhes mais específicos que os documentos residenciais. Restrições são impostas, como a proibição de serviços particulares em áreas do prédio e o uso de almoxarifados para fins pessoais. Há regras mais rígidas sobre o peso dos móveis, o descarte de objetos sólidos ou líquidos pelas janelas e a presença de vendedores ambulantes e pedintes. A tecnologia desempenha um papel importante na rotina do síndico comercial, auxiliando na segurança com câmeras e cercas elétricas, e facilitando a comunicação através de sistemas de interfone conectados aos aparelhos móveis dos moradores e do síndico.

Em suma, a gestão de um condomínio comercial é complexa devido às suas particularidades e detalhes específicos, mas o uso adequado da tecnologia pode ser uma aliada valiosa para o síndico enfrentar os desafios diários.