Fique por dentro

Laranjeiras

Laranjeiras, o Vale Carioca

Andar pelas ruas de Laranjeiras é como reviver a história do Rio. Um dos bairros mais antigos da cidade, teve sua ocupação iniciada ainda no século XVII, com o aparecimento de chácaras no vale do Rio Carioca.

O nome do bairro tem origem nas suas características naturais e por esta primeira ocupação que lembrava a região de Laranjeiras, em Lisboa.

No século XIX, a Pincesa Isabel foi morar num palacete no bairro e transformou o local em uma área repleta de residências de luxo. Esse cenário muda rapidamente no final deste mesmo século, com o surgimento da Cia. de Fiações e Tecidos Aliança e a chegada dos primeiros comerciantes.

Ainda conseguimos contemplar suas mais belas edificações, como o Palácio Guanabara, sede do Governo do Estado do Rio de Janeiro, o Palácio Laranjeiras, residência oficial do Governador do Estado do Rio de Janeiro, o Parque Guinle, e a sede do Fluminense Football Club.

Além da realeza, famílias nobres e ricas, artistas ilustres também moraram em Laranjeiras, alguns deles são: Villa-Lobos, Cecília Meirelles, Portinari e Oscar Niemeyer.

Situado na Zona Sul, faz fronteira com outros bairros tradicionais como Botafogo, Catete, Flamengo, Cosme Velho e Santa Tereza. Tem acesso facilitado pela proximidade do Metrô, no Largo do Machado, e pela conexão com Túnel Rebouças, no Cosme Velho, podendo acessar rapidamente o restante da Zona Sul, além das Zonas Norte e Central.

Um bairro tradicional, tipicamente residencial e com clima familiar. Repleto de parques e praças, ruas arborizadas, com comércio variado, além de muitos restaurantes e bares.

Escolas tradicionais

CDH – Centro de Desenvolvimento Humaitá
Centro Educacional Miraflores
Colégio Laranjeiras
Colégio São Vicente de Paulo
Colégio SION
Escola Israelita Brasileira Eliezer Max
Instituto Nacional de Educação de Surdos
Liceu Franco-Brasileiro / Lyceé Français

Educação infantil e creches 

Centro Educacional Miraflores
Coleguinha
Construir Brincando
Curiosa Idade
EDEM
Florescendo
Quintal

Clubes esportivos

Fluminense Football Club
Hebraica
SESI Laranjeiras
Casa do Minho

Gastronomia e diversão

Laranjeiras é um bairro residencial com muita vida nas ruas, cheio de opções de bares e restaurantes abertos diuturnamente. Suas praças são frequentadas por moradores locais e de outros bairros, além de turistas. As rodas de chorinho podem ser apreciadas aos Sábados na Rua General Glicérios, após a feira, e aos domingos na Praça São Salvador. Além disso, são muitas opções de diversão noturna em diversos estabelecimentos.

Vai lá! Confere o que temos para você. Quem sabe o #SEUAPÊNOVO está lá esperando por você.

Copacabana

Copacabana, “Pincesinha do Mar”

No início, uma praia de difícil acesso, seu primeiro nome foi Sacopenapã, que em Tupi significava o barulho do bater de asas dos socós (pássaro local).

Somente no século XVII, quando comerciantes de prata (bolivianos e peruanos) trouxeram uma réplica da imagem de Nossa Senhora de Copacabana para uma capela erguida sobre um rochedo é que surgiu o nome de Copacabana. Na língua quíchua, falada pelos Incas, Copacabana significa “lugar luminoso”, “praia azul” ou “mirante azul”.

Em 1892, a inauguração do túnel no Morro de Vila Rica (Túnel Velho) permitiu o acesso entre Copacabana e Botafogo, bem como a sua integração com a cidade. Já em 1905, foi iniciada a obra da Avenida Atlântica e em 1914, a capela foi demolida para a construção do Forte de Copacabana.
Copacabana ficou conhecida mundialmente na década de 30, principalmente após o filme “Flying Down to Rio”, estrelado por Fred Astaire e Ginger Rogers. Em seu mais famoso hotel, o Copacabana Palace, hospedaram-se famosos do mundo todo, como Walt Disney, Marilyn Monroe e a Princesa Diana, entre outros artistas, nobres e presidentes.
O apelido de “Princesinha do Mar” foi eternizado na voz de Tom Jobim, mas na década de 40, Dick Farney já fazia sucesso com a composição de Alberto Ribeiro e João de Barro, nosso saudoso Braguinha.

O bairro oferece três estações de metrô (Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos e Cantagalo) e mais de oitenta linhas de ônibus municipais e intermunicipais.

Copacabana é repleto de restaurantes, bares, cafés, hotéis, bancos, igrejas, colégios, dentre eles está o Colégio Sagrado Coração de Maria, um dos mais tradicionais da cidade, sinagogas, lojas, teatros e feiras de arte nos finais de semana. O comércio é bastante diversificado, com lojas de alto padrão misturadas a outras de perfil mais popular, além de camelôs.

Escolas tradicionais

Escola Municipal Dr Cícero Pena
Colégio Sagrado Coração de Maria
Instituto Santo Antônio de Pádua
Colégio Wakigawa
Instituto Santo Antônio de Pádua
Colégio Pinheiro Guimarães
Colégio Guido de Fondgalland
Centro Escolar de Copacabana
Escola Israelita Bras.eliezer Steinbarg Max Nordau-Co
Colégio Estadual Infante Dom Henrique

Creches municipais

CE da Criança
Creche Garatuja
Creche Escola Solar Meninos de Luz
Creche Muncipal Tia Sonia Crispiniano
Creche Municipal Elza Machado dos Santos – Tia Elza
Creche Municipal Irmãs Baptista
Lar Paulo de Tarso

Clubes esportivos

Bridge Clube do Rio de Janeiro
Clube da Paz
Clube dos Marimbas
Clube Israelita Brasileiro
Touring Club do Brasil
Olympico Club

Gastronomia e diversão

Do café da manhã na Confeitaria Colombo, no Forte de Copacabana, ao happy hour nos bares na rua Ronald de Carvalho, point boêmio do bairro, com o tradicional “Os Imortais”. Na madrugada, ficam abertos os tradicionais Cervantes e os bares noturno do Beco das Garrafas, uma travessa sem saída na Rua Duvivier, conhecido como o berço da bossa nova.

Vai lá! Confere o que temos para você. Quem sabe o #SEUAPÊNOVO está lá esperando por você.

Tijuca

Cercada de praças e recantos aprazíveis, a Tijuca é considerada uma das 20 melhores regiões para se morar na nossa cidade. Possui a terceira maior floresta urbana do mundo e, ao mesmo tempo, está próxima do centro financeiro. Se destaca pelo seu forte comércio, excelentes escolas e pelas estações de metrô (são 4 na região) que permitem fácil acesso a diversos locais.

Terra de Tom Jobim, Tim Maia e Erasmo Carlos, é na Tijuca que se localizam as escolas de samba Salgueiro, Unidos da Tijuca e Império da Tijuca, as mais tradicionais no carnaval carioca.

A história da Tijuca se confunde com a da própria cidade do Rio de Janeiro. O bairro é repleto de construções datadas do século XVI, como a Igreja de São Francisco Xavier do Engenho Velho. Também é reconhecido pelas tradicionais escolas de ensino, como o Colégio Pedro II, o Instituto Superior de Educação, o Colégio Militar e muitas outras.

Escolas tradicionais

Colégio Maria Raythe
Colégio Marista São José
Colégio dos Santos Anjos
Colégio Batista Shepard
Colégio Militar do Rio de Janeiro
Colégio Palas
Colégio Pedro II
Colégio Santa Teresa de Jesus
Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro – (ISERJ)
Fundação Bradesco
MOPI

Creches municipais

Casa Branca – Professor Paulo Freire
Raio de Sol
Raízes do Salgueiro
Tia Bela
Tia Maria
Doutor Ronaldo Luiz Gazolla

Clubes esportivos

Tijuca Tênis Clube
Tijuca Country Clube
America Football Club
Associação Atlética Tijuca
Associação Atlética do Banco do Brasil
CCER Monte Sinai
Clube Jovem de Pelada
SESC Tijuca

Gastronomia e diversão

A Praça Varnhagem é um dos pólos gastronômicos mais conhecidos do bairro. Lá se encontra o Bar/Restaurante/Boteco Buxixo, um dos mais famosos da região. Além da praça, encontramos excelentes restaurantes instalados no Shopping Tijuca e Boulevard.

Vai lá! Confere o que temos para você. Quem sabe o #SEUAPÊNOVO está lá esperando por você.

Outros assuntos