Com os moradores passando mais tempo em casa, as reclamações tendem a aumentar entre os vizinhos. Um especialista conta ao Fantástico quais pequenas atitudes podemos tomar para ajudar na boa convivência entre todos

A harmonia e o respeito entre condôminos é cada vez mais necessária, já que a maioria dos brasileiros está em casa, vivendo em isolamento, por conta da pandemia causada pela Covid-19.

Com os moradores passando mais tempo em casa, as reclamações tendem a aumentar. O advogado especialista em condomínios Márcio Rachkorsky, dá 7 dicas de como agir em casa durante quarentena e fazer com que os dias sejam mais leves para todos.

Veja abaixo um pequeno manual da boa vizinhança:

1 – Converse e oriente a sua família
Junte todo mundo que mora na sua casa e converse sobre a situação. Reforce a importância do respeito e da tolerância com os vizinhos neste momento.

2 – Evite deixar os animais presos
Os animais presos em varandas ou cômodos ficam estressados. Isso não é bom para a saúde dos bichinhos. Além disso, o latido permanente, por exemplo, pode incomodar os vizinhos.

3 – Evite som muito alto
Som alto, seja de música, televisão, videogame, pode incomodar quem mora próximo de você. É importante pensar e agir com moderação e principalmente, respeitar a Lei do Silêncio, depois das dez da noite.

4 – Atenção ao volume de conversas em janelas e varandas
Agora, mais do que nunca, estamos usando mais as janelas e varandas. O especialista orienta que é importante prestarmos atenção ao volume dessas conversas, para que não incomodem os vizinhos, principalmente após as dez da noite.

5 – Evite pequenas obras ou reformas
Não é hora de fazer isso em casa, afirma o especialista. Barulhos de furadeira e martelo, podem se tornar um pesadelo na vida de quem está trabalhando de casa. Empatia é tudo nesse momento.

6 – Cuidado com pequenos barulhos
Cuidados na hora de usar o liquidificador, secador de cabelo, ou andar de salto alto em pisos de madeira, podem ser boas ações com os vizinhos. Fique atento (a) aos horários.

7- Evite incomodar demais o síndico
Através do diálogo, tente resolver os atritos direto com o seu vizinho, e só acione o síndico em último caso.

Fonte: Fantástico