Alexandre Corrêa
Vice-Presidente Jurídico e de Assuntos Legislativos do Secovi Rio

A pandemia mexeu com o mundo inteiro e também trouxe impactos na rotina dos condomínios e na gestão condominial. De uma hora para outra, muitos síndicos tiveram que estabelecer novas regras para tentar preservar e minimizar eventuais riscos à saúde de moradores e funcionários de condomínios dos mais variados portes.

As mudanças na rotina foram muitas e envolveram desde o fechamento das áreas comuns de uso coletivo (piscinas, salas de ginástica, quadras etc), uso obrigatório de máscaras, limitação de visitantes e restrições para a entrada de prestadores de serviços. Durante meses, e ainda hoje, embora em menor intensidade, vivemos incertezas, inseguranças e muitas privações. Não foi e não está sendo uma tarefa fácil para os síndicos. Foi preciso muita conscientização para que todos se empenhassem em combater a proliferação da Covid-19.

Referência nacional na representação do segmento de comércio e serviços imobiliários, o Secovi Rio foi muito atuante durante a pandemia com consultorias jurídicas, mediação de conflitos e ações de comunicação para auxiliar síndicos e outros profissionais do setor.

Logo no mês de março, no início de tudo, o Sindicato elaborou uma cartilha contendo recomendações fundamentais para uma quarentena eficiente, incluindo desde dicas de saúde, gestão, segurança nos condomínios, lazer para as famílias e educação. O material foi divulgado em todos os canais do Sindicato, incluindo o site e as redes sociais.

Na fase de retomada da economia, o Secovi Rio também criou uma cartilha bem detalhada sobre as principais recomendações dos órgãos de saúde para que os estabelecimentos imobiliários funcionassem de acordo com as normas de combate à Covid-19. O manual para o ‘novo normal’ contou com as Regras de Ouro estabelecidas pela Prefeitura do Rio e obrigatórias em toda cidade, dicas de como usar a máscara e higienizar as mãos, além de outras orientações válidas para o dia a dia de trabalho nas administradoras e imobiliárias.

Em parceria com a Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis (ABADI), o Secovi Rio também divulgou Protocolo de Reabertura das Áreas Comuns dos Condomínios. O documento, que foi desenvolvido com base em diretrizes divulgadas pelas autoridades municipal e estadual do Rio de Janeiro, teve o objetivo de auxiliar os síndicos na adoção das melhores práticas para preservar a saúde de todos.

Como conhecimento e capacitação são pilares muito relevantes para o Sindicato, foram realizadas diversas lives e webinars com especialistas do mercado imobiliário durante a pandemia. A ideia principal foi intensificar a busca por conhecimento na fase de isolamento social, garantindo aos profissionais do mercado a base necessária para vencer as dificuldades do momento.

Entendendo as necessidades do cenário atual e sempre em busca de inovação, o Secovi Rio também lançou, durante a pandemia, o curso à distância de Administração de Condomínios para levar ensino de qualidade a alunos de todo o Brasil.

O curso da UniSecovi Rio, que já era considerado uma referência na modalidade presencial, foi bastante procurado e ficou com vagas esgotadas logo de início. Ele entrará em sua terceira turma online em janeiro de 2021, oferendo conteúdo de qualidade para as pessoas interessadas em aprender mais sobre gestão condominial. Mais uma prova de que a busca por capacitação é algo muito valioso no mercado de imóveis, especialmente em momentos desafiadores.