Uma questão que vem causando preocupação nos condomínios é a questão do abastecimento de água, tanto pela necessidade de manter a higiene em meio a uma pandemia, com as pessoas mais tempo dentro de casa, quanto pela qualidade da água oferecida pelas concessionárias. Muitos síndicos e administradores vêm se atendo, cada vez mais, a manutenção correta das bombas de água.

– Em casos extremos, como em uma tempestade que cause enchentes, se as bombas não estiverem a todo vapor, os prejuízos podem ser enormes. A palavra-chave para quase todos os problemas relacionados com bombas é manutenção – explica especialista. Segundo ele, com uma boa manutenção, a bomba pode durar até 20 anos..

Dentro de um único condomínio interagem, no mínimo, três tipos de bomba. Bombas de recalque, para o abastecimento de água; bombas submersíveis, para esgotamento e drenagem; e bombas centrífugas, para o sistema de combate a incêndio. Se o prédio tiver piscina, aí também precisa ter bomba autoaspirante. O ideal seria um contrato mensal que não é muito caro e é um conforto para o síndico. A mensalidade pode incluir, por exemplo, a conservação dos equipamentos, um plantão de 24 horas, inclusive domingos e feriados, a troca de peças ou o empréstimo de equipamentos por até 30 dias.

Optar por uma manutenção mensal, trabalha como um preventivo, evitando imprevistos e problemas para os moradores e síndicos.