Comprar o primeiro apartamento pode parecer um processo muito complicado, afinal, existem algumas etapas a serem consideradas: procurar um imóvel, definir a forma de pagamento e ainda lidar com toda a documentação. Mas, apesar de parecer uma saga interminável, é possível aprender a comprar um imóvel seguindo alguns passos essenciais, que permitem fazer uma ótima escolha. Selecionamos algumas dicas para quem vai comprar seu primeiro apartamento para ajudar quem vai comprar seu primeiro apartamento.

O primeiro passo é procurar um imóvel de acordo com as suas necessidades, a sua configuração familiar e o seu estilo de vida. Para isso, o ideal é analisar alguns aspectos com atenção e ter seus objetivos bem definidos, para que você não se perca no meio do caminho. É possível optar por um apartamento novo, baseado nos diferenciais que oferece, ou, então, escolher um imóvel usado, que, na maioria das vezes, proporciona mais espaço e comodidade.

1. Considerar o preço e a localização: muitas vezes, o preço é o primeiro ponto a ser considerado, principalmente ao buscar um apartamento baseado em sua localização, já que esse é um fator que influencia diretamente no valor do imóvel. Durante a busca, é essencial atentar-se à informações sobre a segurança do local. Assim como também é fundamental entender quais são as possibilidades de mobilidade, como ciclovias, ônibus e metrô, por exemplo.

2. Avaliar a infraestrutura: esse item é muito importante na hora de escolher seu imóvel. Afinal, a oferta de comércio e variados serviços é importante para garantir a qualidade de vida no apartamento. Avalie o acesso a escolas, hospitais, mercados e opções de lazer, por exemplo.

3. Ver o tipo de planta: existem diversos tipos de apartamentos, cada um com uma característica específica e uma funcionalidade diferente. De kitnets a coberturas, existem opções para todos os gostos e necessidades. Em meio à variedade, você também pode se deparar com diferentes áreas comuns, serviços e também com a taxa condominial. Para entender melhor cada utilidade, vantagem e benefício, a ajuda profissional é muito bem-vinda. Existem muitos sites e aplicativos que podem facilitar essa busca, que, inclusive, pode ser feita totalmente online.

4. Estudar formas de pagamento: muitas vezes, os anúncios imobiliários não divulgam os preços dos imóveis devido a diversas variáveis. Por isso, é importante conhecer a margem de negociação, entender quais são as possíveis formas de pagamento e entrar em um acordo sobre essa questão

5. Se atentar a documentação: Nessa etapa, o processo será formalizado por meio dos deveres e das obrigações que envolvem comprador e vendedor. Neste caso, é sempre bom buscar ajuda de um profissional. O contrato é a comprovação da posse do imóvel. Ele regulamenta os detalhes e contém todas as informações referentes ao processo de venda. E atenção: é fundamental se programar em relação a possíveis gastos extras. Eles variam de acordo com a forma de pagamento escolhida no momento da compra do apartamento.