Há tempos a sustentabilidade deixou de ser uma moda passageira para ser uma atitude cada vez mais presente em nossa sociedade. Com ela, não é apenas a natureza quem ganha. Utilizar com inteligência os recursos geralmente tem como resultado um impacto positivo nas finanças.

  1. Sensor de presença nos elevadores
    O elevador é um equipamento que, dependendo da idade, pode ser um dos principais fatores de gasto de energia elétrica no condomínio. Se sua luz interna for do tipo incandescente e ficar acesa 24h por dia, pode representar até 60% do gasto de energia do elevador. Um sensor de presença aliado a lâmpadas mais econômicas (fluorescentes ou LED) pode diminuir consideravelmente o peso do elevador na conta de luz.
  2. Acompanhando o consumo diário de água diariamente
    A inspeção predial é uma das chaves para manter a conta de água do condomínio sob controle – e ao mesmo tempo, evitar o desperdício do insumo. Por isso, é de suma importância estar a par do consumo médio diário do condomínio.
    Para isso, o zelador deve controlar o relógio de água diariamente. Dessa forma, quando houver um aumento repentino no consumo, o mesmo será facilmente identificável e mais rápido de se resolver, evitando que a “surpresa” chegue junto com a conta de água.
  3. Arejadores nas torneiras e descarga de duas fases
    Uma pequena peça acoplada às torneiras e mangueiras pode economizar até 50% de água. Os arejadores não são caros e o retorno que proporcionam ao condomínio é imediato. Para diminuir ainda mais o consumo de água nas áreas comuns, vale também promover campanhas de conscientização com funcionários e moradores.
  4. Aposte em lâmpadas de LED nos elevadores e áreas comuns
    Com lâmpadas de LED, a economia na conta de luz das áreas comuns pode chegar a 60%.
    Trocar todas as lâmpadas do condomínio, de uma vez, é uma opção ainda cara.
    Uma alternativa é ir trocando aos poucos as lâmpadas antigas, sejam elas incandescentes ou fluorescentes pelas de LED.
  5. Detecção de vazamentos em unidades
    Uma ou duas vezes por ano, o condomínio pode contratar uma empresa para visitar as unidades e detectar possíveis vazamentos, ou instruir o zelador a procurar por esses focos de desperdício.
    É muito grande o número de unidades com pequenos vazamentos contínuos, como os de sanitários com descargas ou de torneiras pingando.
    Nesse caso, em que o funcionário irá entrar na unidade, é importante que os condôminos sejam avisados com antecedência. Se a opção for pela empresa especializada, a mesma também deve ser aprovada pela maioria em assembleia.
    Após as inspeções, a conta de água das unidades pode chegar a diminuir até 30% – uma economia bastante significativa.
  6. Reutilização de água da chuva em condomínios
    Outra medida mais viável e mais acessível do que se imagina é aproveitar a água da chuva, já que a maioria das edificações conta com reservatórios de escoamento para águas pluviais. Apesar disso, boa parte dos síndicos desconhece a existência desse reservatório ou não pensou nessa possibilidade.
    A obra é relativamente simples. Ao invés de bombear a água coletada para fora do condomínio, a mesma é levada, através da bomba e de um novo encanamento, para os pontos onde será usada, como torneiras das áreas comuns onde se acoplam mangueiras – seja para limpeza ou para molhar as plantas, lavagem de carros etc.
    Vale lembrar que, para fins de votação, essa obra pode ser considerada necessária, uma vez que o quadro atual de falta de água pede cuidados que não podem ser adiados.
    A economia estimada em um sistema desse tipo é de até 20% a 30% na água utilizada nas áreas comuns.
    Nos empreendimentos que não contam com reservatório, o primeiro passo é pedir orçamentos de empresas especializadas.