A implantação de coleta seletiva em condomínio é um processo mais simples do que parece! Organização, preparação do ambiente e conscientização são etapas importantes para quem pretende desenvolver o projeto em parceria com os demais moradores.
Então, vamos lá conhecer o passo a passo de como implantar a coleta seletiva em seu condomínio?

PASSO A PASSO

Passo a passo para implantação de coleta seletiva em condomínio

Antes de mais nada é preciso conscientizar os moradores e definir o espaço para armazenar os resíduos. Depois selecione uma empresa especializada para realizar a coleta e vamos em frente!
Mas para dar certo, é importante que todos compre essa ideia.

Para começar o planejamento da coleta seletiva em seu condomínio, uma boa ideia é buscar responder algumas perguntas, cujas respostas vão ser essenciais para te ajudar a formular um plano de ação.

Veja alguma delas:

1. Quantas pessoas moram em seu condomínio? Lembre-se, um apartamento pode produzir cerca de 100 litros de resíduos recicláveis por semana. Por isso, é importante realizar um levantamento para entender quantas lixeiras devem ser adquiridas e quantas vezes o lixo deve ser coletado por mês.
2. Quais serão os materiais coletados? Além da tradicional separação entre lixo orgânico e reciclável, a coleta seletiva também organiza outras espécies de resíduos, como material radioativo, baterias e lixo eletrônico. Avalie qual é a demanda de descarte de resíduos dentro de seu condomínio.
3. Quem serão os responsáveis pelo projeto? É importante entender que esse projeto requer contínuo acompanhamento, por isso, é legal definir um grupo de pessoas que poderão ser responsáveis pelo monitoramento das lixeiras e o contato com os responsáveis pelo recolhimento dos materiais.
4- Conscientize os moradores: com o plano de ações definido, é hora de fazer com que os moradores aprovem a ideia de um dia a dia mais sustentável!

Uma ótima sugestão para cativar os moradores na coleta seletiva é organizar assembleias ou tratar sobre o assunto durante a reunião de condomínio.

Essas são maneiras de envolvê-los no processo de elaboração do projeto desde o começo, para que assim consigam acompanhar mudanças e tomar decisões junto ao grupo de responsáveis pela coleta.

O que não pode ser reciclado

• Adesivos com cola, papel carbono não podem ser descartados junto aos papéis recicláveis;
• Espelhos não podem ser descartados junto ao vidro;
• Latas de tinta não podem ser descartadas junto aos metais.
• Boas práticas para coleta seletiva

1. DEPOIS DE SEPARAR OS MATERIAIS RECICLÁVEIS DOS MATERIAIS ORGÂNICOS, lave com água e sabão aqueles objetos que puderem ser higienizados dessa forma;

2. NÃO SEPARE MATERIAIS QUE JÁ FORAM DANIFICADOS por alimentos gordurosos, como por exemplo embalagens de batata frita e outras comidas com molho.

Um facilitador para gerar conscientização entre os moradores são as lixeiras para coleta seletiva. Elas são divididas por cores, assim, cada tom representa um material a ser separado.

Veja qual o significado das cores das lixeiras de coleta seletiva:
Azul: papéis e papelões;
Verde: vidros;
Vermelho: plásticos;
Amarelo: metais;
Marrom: resíduos orgânicos
Preto: madeiras;
Cinza: materiais não reciclados;
Branco: lixos hospitalares;
Laranja: resíduos perigosos;
Roxo: resíduos radioativos.

Realmente são muitas cores, né? Mas, não se preocupe!

Nem todas elas são necessárias para a coleta seletiva em residenciais, já que a separação de lixo doméstico é mais simplificada.

No caso da coleta seletiva em condomínios, é importante priorizar as cores das lixeiras mais comuns: vermelha, verde, azul, amarela, marrom e cinza.

3- DEFINA OS ESPAÇOS PARA ARMAZENAMENTO DA COLETA

Agora vamos por em prática!

O local onde os materiais serão armazenados é uma dos fatores a se pensar, isso porque nem todos os espaços do condomínio podem ser utilizados para o depósito desses resíduos.

As lixeiras coloridas para coleta seletiva são uma boa opção de recipientes onde os materiais podem ficar alocados até o dia da coleta, mas alguns cuidados devem ser tomados para não trazer prejuízos para o condomínio.

CUIDADOS QUE DEVEM SER TOMADOS COM O LOCAL DE ARMAZENAMENTO DE COLETA SELETIVA

a. Local fora da chuva
b. Mantenha o local sempre limpo.
c. Não bloqueie a áreas de passagem: os melhores espaços para o armazenamento da coleta seletiva seriam regiões próximas aos elevadores de serviço, subsolo ou garagem.

4- PROCURE POR UMA EMPRESA ESPECIALIZADA PARA REALIZAR A COLETA

Depois que todas as ações e precauções para a implantação de coleta seletiva em condomínio já foram tomadas, vem a parte mais fácil: destinar esses materiais ao descarte correto!

O descarte desses resíduos é a parte final e mais importante desse processo, afinal, depois de todo o cuidado em higienizar e separar o material, é essencial poder contar com uma empresa que saiba a forma meio ambiente.

Existem várias empresas que realizam esse tipo de serviço. Pesquise, compare, analise e escolha aquela que melhor poderá atender seu condomínio!

O meio ambiente agradece!