Um condomínio reúne várias unidades imobiliárias pertencentes a diferentes proprietários que dividem um espaço comum. Há dois tipos de condomínios, o condomínio residencial e o condomínio comercial. Ambos são compostos por áreas comuns compartilhadas por todos os condôminos e elegem um síndico como representante da coletividade. Contudo, cada um deles possui um propósito diferente.

O que é um condomínio residencial?
Esse tipo de condomínio pode ser vertical — composto por uma ou mais torres de prédio — ou horizontal, composto por casas.Como o próprio nome diz, o objetivo do condomínio residencial é reunir pessoas que desejam morar naquele local. Além das unidades imobiliárias privativas, esse tipo de condomínio possui alguns espaços que são comuns entre os moradores, como a portaria, escadas e elevadores. Alguns condomínios também podem oferecer espaços de lazer, como piscina, salão de festas e quadra esportiva.Todo condomínio residencial precisa ter um regimento interno no qual estão estabelecidas as regras de convivência entre os moradores. Esse documento pode ser atualizado sempre que for necessário. Contudo, para as modificações entrarem em vigor, elas precisam ser aprovadas pela maioria simples dos moradores do local.Um condomínio residencial pode ser administrado por um síndico morador ou síndico profissional, que é eleito pelos condôminos, ou por uma administradora de condomínio, empresa especializada nesse tipo de gestão.Em um condomínio residencial, os moradores podem ser os próprios proprietários das unidades imobiliárias ou inquilinos.

O que é um condomínio comercial?
Um condomínio comercial também pode ser vertical ou horizontal. A maioria dos condomínios desse tipo é vertical, ou seja, é composta por uma ou mais torres formadas por várias salas comerciais. No entanto, também existem condomínios comerciais horizontais, que costumam ser compostos por vários galpões comerciais.Na maioria dos condomínios comerciais, há diferentes profissionais trabalhando no mesmo prédio, como médicos, advogados e contadores.Diferentemente dos residenciais, os comerciais apresentam uma variação maior em relação ao tamanho das salas. Isso porque uma empresa grande pode alugar e unir vários ambientes, enquanto uma companhia pequena ou um profissional autônomo pode ocupar apenas uma unidade. Além disso, no caso dos condomínios comerciais, a maioria das pessoas que trabalham nesse local alugam as salas de outras pessoas. Sendo assim, a maior parte dos ocupantes desses locais não é composta por proprietários, mas por inquilinos. Assim como o residencial, o condomínio comercial também elege síndico, tem convenção e regimento interno e também pode contratar uma administradora de condomínio para fazer a gestão.

O que é um condomínio misto?
Esse tipo de condomínio possui uma área residencial e outra comercial. Os condomínios mistos estão se tornando cada vez mais comuns nas grandes cidades. Na maioria das vezes, o condomínio misto também é vertical. Normalmente, a parte comercial fica no piso térreo ou nos primeiros andares do prédio e a parte residencial fica nos pavimentos superiores. Dessa forma, o acesso à área residencial fica restrito aos moradores.O ideal é que as lojas instaladas em um condomínio misto atendam às necessidades dos moradores do local. Por isso, nesse tipo de condomínio é possível encontrar salões de beleza e mercearias. Outro benefício do condomínio misto é que como alguns espaços são locados para uso comercial, isso pode ser uma fonte de renda e aumentar a arrecadação do condomínio e fazer com que as taxas condominiais pagas pelos moradores diminuam. Isso, claro, se os espaços alugados forem de propriedade do condomínio.

Quais são os desafios de se administrar um condomínio comercial?
Administrar um condomínio comercial é diferente de gerenciar um condomínio residencial. Isso porque, no comercial, o fluxo de pessoas é muito maior. Além disso, as pessoas que frequentam esse condomínio mudam a cada dia.Sendo assim, o síndico de um condomínio comercial precisa investir ainda mais em medidas de segurança. Isso pode ser feito com o uso da tecnologia, colocando câmeras nos elevadores, corredores e hall de entrada.Além disso, cada visitante do condomínio deve ser cadastrado, ou seja, antes de permitir que a pessoa vá até uma sala comercial, é importante que ela passe por uma recepção onde informe o número de um documento de identificação e tire uma foto. Essas medidas são simples, contudo, elas ajudam a controlar melhor quem entra e sai do condomínio, aumentando, dessa forma, a segurança dos condôminos e dos próprios visitantes. Quem faz a gestão de um condomínio comercial também precisa administrar um maior número de funcionários, já que esses tipos de condomínio possuem mais trabalhadores nas áreas de limpeza, recepção e segurança. Por isso, é comum ter a figura de um gerente predial para tocar o dia a dia e coordenar o time de colaboradores.

O morador pode exercer uma atividade comercial em um condomínio residencial?
A maioria dos condomínios não tem restrição para atuação de profissionais liberais ou autônomos, assim, pequenos empresários realizam algumas atividades profissionais dentro de casa, como receber alguns clientes. No entanto, caso o condomínio não queira permitir esse tipo de atividade, isso precisa estar especificado nas regras do condomínio. O condomínio residencial e o condomínio comercial possuem funções diferentes e demandam estilos de administração distintos.Independentemente do tipo de condomínio, é importante que o síndico siga as normas da convenção e do regimento interno para fazer a gestão do local e, sempre que for necessário, atualize as normas do regulamento interno para adequá-las às necessidades dos condôminos.