15 anos promovendo conscientização e Educação Ambiental
Neste mês de agosto, tão especial, queremos parabenizar o Condomínio do Edifício Joaquim Távora por ter abraçado a ideia de implantar o Projeto AJO em 21/08/2007, completando 15 anos de muita consciência ambiental. Gostaríamos muito de agradecer o apoio de todos os amigos, colaboradores e parcerias que juntos nos ajudaram a tornar tudo isso possível. Além do privilégio de fazer todos os dias um trabalho gratificante, estamos rodeados por pessoas maravilhosas, que só fazem acrescentar mais sorrisos e alegria ao nosso dia.
O que é o Projeto AJO Ambiental
O Projeto AJO Conscientização e Educação Ambiental foi criado em agosto de 2007, tendo como base o Art. 225 da Constituição Federal/88, a Lei da Educação Ambiental 9.795/99 e a Resolução do CONAMA 275/01, com ênfase na teoria dos 3R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), levando em conta a crescente e desordenada urbanização e suas consequências que afetam os recursos naturais, comprometendo o meio ambiente.
O objetivo principal da AJO é promover a Conscientização e a Educação Ambiental através de procedimentos simples que minimizem os impactos ambientais, produção de resíduos (lixo) e desperdício dos recursos naturais: água e energia, envolvendo toda a comunidade, dando ênfase à necessidade de mudança de hábitos com garantia de uma melhor qualidade de vida para as presentes e futuras gerações.
A Educação Ambiental é um processo que envolve os indivíduos com as questões ambientais, sempre com um olhar voltado para a busca de soluções que minimizem os danos causados ao meio ambiente. Com essas atitudes os indivíduos passam a ter uma compreensão melhor do meio ambiente para tomar decisões mais conscientes e comprometidas com o meio onde vivem.
Ações Ecológicas
Sempre jogamos tudo fora e nem sempre paramos para pensar onde é o nosso fora e quais as consequências quando produzimos e descartamos resíduos demasiadamente, aumentando o lixo. Após 15 anos fomentando conscientização e educação ambiental através do Projeto AJO Ambiental, posso dizer que é possível diminuir o lixo que produzimos no dia a dia com mais consciência e mudança de hábitos.
Estamos sempre falando em ações sustentáveis dentro de nossa casa, dentro do condomínio, mas sabemos que essas ações ainda não são praticadas pela maioria das pessoas, apesar de tantas informações disponíveis nos meios de comunicação. É preciso lembrar que, para ser sustentável, é necessário uma nova postura de cada um e da administração do condomínio, onde todos estejam comprometidos com ações que tenham foco na sustentabilidade.
O primeiro passo é criar uma equipe interna, pessoas que estejam mais comprometidas com mudança de hábitos e que tenham tempo disponível para o engajamento de medidas que eliminem desperdícios de recursos naturais (água, energia, materiais, etc.), além do gerenciamento da produção de lixo, implementando a coleta seletiva (diminuindo o lixo comum com a separação dos resíduos recicláveis para uma destinação correta). Se o Condomínio ainda não tem Coleta Seletiva, é fundamental buscar meios para incentivar os condôminos a fazer a separação dos resíduos recicláveis, mas antes é preciso definir qual a destinação.
A principal barreira para a reciclagem é a compreensão do processo. Isso significa saber o que separar e para onde encaminhar. Cada cidade tem seus próprios regulamentos e processos de reciclagem. Procure essas informações no site da prefeitura de sua cidade.
Implantação do Projeto AJO no Condomínio Joaquim Távora (21/08/07)
É uma satisfação falar dessa iniciativa que mudou completamente os hábitos dos moradores do Condomínio Joaquim Távora. A implementação da Coleta Seletiva e a promoção da conscientização e educação ambiental promoveu, logo no primeiro mês de implantação do Projeto AJO, redução em torno de 20% na conta de água do condomínio e a produção de lixo também teve uma redução em torno de 2/3 do lixo comum com a separação dos resíduos.
Ao longo desses 15 anos conseguimos reduzir a produção de lixo para 1/3 do volume produzido antes da implantação do projeto. Todos os resíduos não orgânicos são separados de forma criteriosa e tudo que pode ser reaproveitado (seja uma roupa, um sapato, uma caneca ou um livro, etc.) são separados e doados para projetos de inclusão social e os demais resíduos recicláveis são separados e armazenados para comercialização. Os resíduos eletroeletrônicos como lâmpadas, baterias, pilhas, além de vidros e óleo de fritura são doados para cooperativas e/ou empresas para uma destinação correta.
Durante todos esses anos o monitoramento ainda é constante e necessário, pois durante toda essa caminhada houve muitas mudanças com a saída e a entrada de novas famílias. Cada vez que um novo morador chega ao Condomínio é preciso trabalhar o passo a passo para que ele entenda como o projeto funciona e a necessidade de mudança de hábitos de sua família. Apesar de todos os esforços, nem sempre conseguimos a colaboração de todos, por isso o comprometimento de cada membro da família é fundamental para a manutenção do projeto. Desde o início, a maioria dos moradores abraçou o projeto e os resultados demonstram esse comprometimento.
Resultados
Os resultados dos 15 anos do Projeto AJO no Joaquim Távora são bastante relevantes (apesar do Condomínio ser de porte pequeno, com apenas 12 unidades) e comprova que é possível reduzir o lixo fazendo a gestão adequada dos resíduos com ênfase nos 3R’s (reduzir, reutilizar e reciclar), envolvendo toda a comunidade.
Durante esses 15 anos, o Condomínio separou 10,92Ton de resíduos recicláveis que foram comercializados, trazendo um retorno financeiro para o condomínio de aproximadamente R$ 4.242,00.
Resíduos Recicláveis Separados:
- 1,24 ton de papel branco;
- 3,20 ton de papelão e embalagens Tetra Pak;
- 1,82 ton de jornais, revistas e papel misto;
- 1,44 ton de plástico fino e grosso;
- 877,60 Kg de embalagens PET (refrigerantes);
- 466,80 Kg de latinhas (cerveja e refrigerante);
- 980 Kg de ferro;
- 821 Kg de vidro;
- Além de cobre, outros metais e RX.
Também foram separados e doados para uma destinação correta: 821 kg de vidros e 335 l de óleo de fritura, contribuindo para minimizar os impactos ambientais causados por esses resíduos. Além de muitos outros materiais, roupas, sapatos, material escolar, livros, etc. que foram doados para projetos de inclusão social.
Maiores detalhes no blog do projeto, seguindo este link .