Encontrar um apartamento para alugar é uma alegria tanto para quem achou seu cantinho para morar quanto para o proprietário, que conseguiu um inquilino. Mas além de assinar o contrato, o momento deve vir acompanhado de um procedimento que apesar de não ser obrigatório, pode evitar problemas futuros. É a vistoria locatícia. Ela é importante porque garante a segurança de ambas as partes e evita que o imóvel seja mais tarde devolvido diferente do que foi entregue.

O que deve ser verificado:
Se o imóvel alugado for mobiliado, a vistoria deve incluir a verificação de cada móvel antes da entrada do inquilino. Isso vale para armários embutidos e estantes, para citar os mais comuns, e deve-se descrever o estado de conservação, pintura e estados das fechaduras e dobradiças de cada um.

Verificar o estado de conservação da parte elétrica. Acenda e apague todas as luzes, sem dó, e veja se está tudo funcionando como deveria. É importante também verificar o quadro de luz. Tenha o mesmo cuidado com as tomadas da casa, e teste cada uma para ver se estão todas funcionando como deveriam.

Não importa se há carpete, tacos ou tábua corrida – o piso deve ser meticulosamente olhado e fotografado. E não só nas salas e quartos, como especialmente na cozinha e nos banheiros. Se houver azulejos (vale também se eles cobrirem as paredes), qualquer lasquinha ou rachadura deve ser fotografada.

As parede, tetos, armários, portas e janelas do apartamento merecem uma atenção extra. Observe o estado da pintura em cada cômodo, e fotografe todos os detalhes.

As fechaduras – todas elas! – também devem ser testadas. Não só as das portas de acesso ao imóvel, mas as dos quartos, banheiros, cozinha, dos armários…

As janelas e basculantes merecem uma atenção extra. Verifique se estão todos abrindo e fechando sem problemas, e se os vidros não têm trincos ou rachaduras.

Isso tudo conferido, inquilino e proprietário podem dormir tranquilos evitando atritos no final do contrato.