Todo mundo gosta de registrar momentos divertidos e muitas vezes importantes em suas vidas, mas quando moramos em um condomínio devemos observar certas regras para não criar de desconforto entre funcionários e moradores. O direito de imagem deve ser respeitado e mesmo sem buscar fins comerciais, quando tirar uma foto e resolver postar na sua rede social, cuidado, lá, no fundo pode estar aparecendo um funcionário do condomínio ou um vizinho que não vai gostar nada de ver sua imagem postada na internet. Portanto, é fundamental observar certas regras:

  1. O ensaio é de uso pessoal, isto é, vai ser usado meramente como recordação e não vai ser divulgado nas redes sociais.
  2. Avalie as regras do prédio: de modo geral, as áreas comuns podem ser fotografadas, desde que o objetivo das imagens seja o uso pessoal e não apareçam outras pessoas na imagem. Porém, o regimento interno pode trazer outro entendimento.
  3. No caso de um ensaio com fins comerciais, fale com o síndico e avise do ensaio fotográfico e verifique se precisa de alguma autorização.
  4. Tenha cuidado com a aparição de outras pessoas: o condomínio é um espaço privado, mesmo em suas áreas comuns. Portanto, é proibido divulgar qualquer imagem em que apareçam outros moradores ou funcionários.

Isso vale tanto para o ensaio fotográfico de uso pessoal quanto para finalidades comerciais. Levando em consideração essas regras você vai evitar problemas futuros. Vale destacar que o uso indevido da imagem não exige ofensa à reputação da pessoa ou uso comercial da imagem. Afinal, entende-se que a situação gera aborrecimento, desconforto ou constrangimento. Portanto, você pode fazer um ensaio fotográfico em condomínio. Porém, é melhor evitar, já que essa situação pode causar desconforto e até gerar processos judiciais. De toda forma, é necessário sempre conversar com o síndico para garantir que todas as regras do regimento interno sejam cumpridas.