Estamos no último trimestre e a luz vermelha do final do ano começa a piscar, afinal, até dezembro há muito a ser feito. Evite o corre-corre desnecessário, veja o que pode e deve ser adiantado até lá e faça o planejamento para evitar dores de cabeça como inadimplência ou um buraco nas contas.

Apesar de muitos condomínios diluírem a arrecadação de custos importantes de final de ano, pode ser que o montante guardado para esse fim tenha sido gasto com um imprevisto ao longo do ano. Caso o que esteja provisionado não seja suficiente, o ideal é convocar uma assembleia para aprovação de um rateio extra até dezembro. Dessa forma, o valor acrescido na cota condominial é diluído e, assim, evita-se uma possível inadimplência.

Previsão orçamentária e aprovação de contas: a assembleia de aprovação de contas do ano e previsão orçamentária é feita geralmente ou no final ou no começo do ano. Por isso, o quanto antes o síndico começar os preparativos para a reunião, melhor. Sua administradora pode apoiá-lo, projetando as despesas para o próximo ano.

Planejamento da documentação: é até o fim de março que o condomínio tem para relacionar todos os documentos e guias para a entrega da Dirf (Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte) e da Rais (Relação Anual de Informações Sociais), além do Informe de Rendimentos de funcionários e outros colaboradores. Por isso, a documentação não pode ficar de fora do planejamento do último trimestre do ano.
Portanto, vale perguntar à administradora se está tudo em dia. Assim, caso algum documento ou guia esteja em falta, é possível providenciá-lo com antecedência, evitando um corre-corre de última hora.

Caso tenha havido troca de síndico ou de administradora no último ano, é importante saber se os dados estão em dia na Receita Federal. Também deve-se averiguar se o síndico antigo entregou toda a documentação necessária.

Áreas de lazer: áreas sociais e de lazer, como a piscina, playground, brinquedoteca e salão de jogos, devem estar prontos para uso intensivo durante o período. Portanto, uma manutenção preventiva nos locais agora é fundamental.

Dedetização e limpeza de caixas d’água: também é importante checar se itens como a dedetização e a limpeza de caixa d`água estão em dia, e caso não estejam, providenciar a manutenção antes de dezembro. Assim, com a chegada do verão o condomínio estará em plena condição de uso.

Campanhas de conscientização: uso racional da água e segurança. Com a chegada da estação quente, vem também o uso mais intensivo de água. Programar campanhas educativas para esses públicos colabora com a diminuição da conta e com o meio ambiente.

Tudo organizado, fica mais fácil enfrentar a chegada do fim do ano.