O mercado de controle de acesso tem evoluído rapidamente devido à crescente demanda por tecnologias que reforcem a segurança dos moradores e seus patrimônios. Um dos controles mais comuns é o que utiliza a biometria. A biometria funciona por meio da captura e análise de dados biométricos, como o reconhecimento facial, a impressão digital ou o escaneamento da íris. Esses dados são comparados com um banco de dados dos moradores para que seja possível fazer a identificação do usuário tornando o acesso mais seguro.

Uma das principais vantagens é o monitoramento completo das entradas, saídas e eventos do condomínio. Através de um programa automatizado, um único porteiro consegue gerenciar e registrar todo o fluxo de pessoas e veículos, armazenando os dados cadastrais dos moradores, visitantes, prestadores de serviço e veículos. O acesso às áreas comuns também pode ser pré-configurado conforme as regras internas, e as permissões e bloqueios de acesso são realizados automaticamente, com tudo sendo devidamente registrado em tempo real.

Além das vantagens citadas anteriormente, o sistema possibilita a notificação automática ao morador sobre a chegada de encomendas, permitindo a retirada através de um QR Code, o que minimiza erros e garante que a encomenda seja entregue à pessoa certa.

O programa de controle de acesso vem sendo utilizado por vários condomínios e tem se tornado fundamental na segurança do dia a dia. Diferentes tipos de controle estão disponíveis no mercado e podem ser customizados de acordo com as necessidades de cada condomínio.