Chegou o fim do ano é sinônimo de festas, luzes coloridas, árvores e enfeites espalhados por toda cidade. Para evitar transtornos, selecionamos 4 pontos importantes para planejar o final do ano em seu condomínio.

1. Planejamento
Planejar é fundamental para o equilíbrio financeiro do condomínio. Sendo assim, os gastos com a decoração natalina devem estar previstos no orçamento. Em caso negativo, os condôminos podem deliberar em assembleia sobre direcionar parte do caixa para essas compras, ou ainda, criar uma taxa, exclusiva para este fim. O importante é que o planejamento seja feito com antecedência, para não surpreender os moradores, nem onerar o caixa do condomínio.

2. Decoração
A árvore de Natal é não pode faltar. Normalmente, a árvore fica no hall social do edifício, ou em áreas de circulação que sejam cobertas. Ainda, alguns condomínios que possuem jardim, optam por aproveitar as árvores naturais, para compor a decoração. Vale investir em itens feitos à mão com materiais recicláveis, ou reutilizar os enfeites do ano anterior. Desta forma, o custo será menor.
Se o condomínio optar por uma decoração mais completa, é importante contratar uma mão de obra especializada, para garantir a segurança e evitar que os funcionários, como zeladores, faxineiros e/ou porteiros, fiquem sobrecarregados com a organização.

3. Segurança
Antes de colocar o pisca-pisca ou outras luzes nas árvores do jardim e na fachada externa, é essencial verificar se a estrutura elétrica do condomínio suporta essas instalações. Veja algumas dicas para garantir uma decoração segura:

  • Evite emendar cabos e extensões
  • Sempre confira a voltagem antes de conectar qualquer aparelho
  • Não substitua itens como fita isolante, por soluções paralelas, como sacolas e afins. A segurança deve ser prioridade.
  • Dobre os cuidados com as crianças e os pets, tanto nas áreas comuns quanto nas áreas privativas. Assim você evitará choques ou outros acidentes;

Também é preciso estar atento ao fluxo de entrada e saída do condomínio. Peça aos condôminos que informem os dados das visitas na portaria e lembre-se de acompanhá-los pelas áreas comuns do condomínio.
Sempre se certifique de que o portão foi devidamente fechado, e que o alarme da garagem ou outra área comum, foi acionado. Do mesmo modo, tenha muito cuidado com as áreas de lazer, principalmente a piscina.
Dentro das unidades privativas, cada morador pode ornamentar conforme preferir, desde que feito com segurança.

4. Barulho
É comum que nesta época do ano ocorram mais festas e confraternizações. Além disso, devido ao período de férias, as crianças e adolescentes também estarão em casa. Sendo assim, é importante ficar atento ao barulho. Antes de realizar um evento em sua residência, confira o horário permitido pela convenção ou regimento interno. Assim, você evitará ser surpreendido por uma notificação ou até mesmo sofrer alguma penalidade.

Agora que você já sabe o que fazer para ter um fim de ano feliz e seguro basta colocar as dicas em prática. Aproveite e mãos a obra! Planejar é fundamental para o equilíbrio financeiro do condomínio. Sendo assim, os gastos com a decoração natalina devem estar previstos no orçamento. Em caso negativo, os condôminos podem deliberar em assembleia sobre direcionar parte do caixa para essas compras, ou ainda, criar uma taxa, exclusiva para este fim. O importante é que o planejamento seja feito com antecedência, para não surpreender os moradores, nem onerar o caixa do condomínio.

Agora que você já sabe o que fazer para ter um fim de ano feliz e seguro basta colocar as dicas em prática. Aproveite e mãos à obra!