Sites dedicados apenas a histórias para cima viram ferramenta na luta contra o medo diante da covid-19

Desde que a Organização Mundial da Saúde declarou pandemia do novo coronavírus, no dia 11 de março, não faltam notícias acompanhando a evolução da covid-19 no Brasil e no mundo. Enquanto a maioria procura seguir as orientações de ficar em casa para evitar a propagação da doença, somos bombardeados com dados assustadores sobre o avanço do vírus. É difícil focar em aspectos positivos de toda essa situação, mas há quem tente. Procurar coisas boas em meio ao caos ajuda a colocar as coisas em perspectiva, e a manter a saúde mental em dia no meio de uma pandemia.

Um site que nasceu apenas para divulgar notícias boas tem sido o respiro necessário de muita gente nesses tempos. O Razões Para Acreditar faz questão de dar espaço para o que o ser humano tem de melhor, e virou um oásis no meio da guerra contra um inimigo invisível.

Uma das notícias mais recentes fala de um pai que construiu um palco para realizar a formatura dos sonhos da filha na garagem de casa. Outra fala de psicólogas que estão atendendo online e sem qualquer custo mães de crianças com deficiência.

E o Razões não está sozinho nesse mundo virtual. O Só Notícia Boa segue a mesma proposta. Recentemente, o site destacou estudos que apontam as vantagens de se ler notícias positivas. Um deles, realizado pela Universidade Brigham Young, nos EUA, chegou à conclusão de que quem compartilha histórias de bem-estar tendem a ser mais felizes.

Realmente, é impossível não sorrir ao ler sobre o desenho de Manuela Oliveira, uma carioca de 11 anos que, a partir de um desenho seu, teve uma campanha criada que já arrecadou mais de 500 cestas básicas para comunidades carentes do Rio.

Manter-se informado é fundamental, então não se pode fugir dos noticiários ou ficar alienado ao que acontece no mundo. Mas saber que ainda há positividade no mundo também é importantíssimo nesses tempos tão difíceis. Afinal, sempre há esperança.