Mediante agendamento, testes rápidos para detectar anticorpos da Covid-19 estão sendo feitos no posto do Detran-RJ no Largo do Machado

A Secretaria de Saúde do estado do Rio de Janeiro deu início à testagem rápida para detectar a presença de anticorpos da Covid-19 na população geral, priorizando os profissionais de saúde. O objetivo é descobrir a parcela da população que já teve contato com a doença, e a indicação é que a pessoa tenha tido os primeiros sintomas há mais de sete dias, ou tenha apresentados sintomas no último mês. A testagem em massa é a principal recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), além do isolamento social, para conter a disseminação do novo coronavírus.

Para agendar o teste, basta clicar aqui e preencher o formulário (apesar de haver prioridade, não é preciso ser profissional de saúde). É importante destacar que pessoas que tenham sintomas no dia agendado, assim como crianças com menos de 12 anos, não serão testadas.

O exame é feito, de graça, exclusivamente no posto do Detran do Largo do Machado (na Rua do Catete, 325), e é preciso levar o comprovante do agendamento, impresso ou no celular, para que ele possa ser feito. O resultado é enviado por e-mail para cada pessoa em até 24 horas.

Vale destacar que a testagem rápida é apenas para anticorpos (IgM/IgG). O exame oferecido não aponta a presença do vírus ativo no organismo – ou seja, não tem função diagnóstica.

De acordo com a Anvisa, testes rápidos positivos indicam que a pessoa teve contato recente com o vírus (IgM) ou que você já teve Covid-19 e está se recuperando ou já se recuperou (IgG), uma vez que indicam a presença de anticorpos (defesas do organismo). No entanto, os anticorpos só aparecem em quantidades detectáveis nos testes pelo menos oito dias depois da infecção. Ainda assim, o teste pode ser positivo indicando que você teve contato com outros coronavírus e não com o SarsCoV-2/Covid-19 (falso positivo). Assim sendo, esse teste isolado não serve para diagnosticar (confirmar ou descartar) infecção por Covid-19. O diagnóstico da infecção pelo novo coronavírus deve ser feito por testes de RT-PCR.

Já resultados negativos podem tanto indicar a ausência de anticorpos, como podem ser falso negativos. Os testes rápidos já causaram muita controvérsia entre especialistas justamente devido à sua alta taxa de resultados não confiáveis (dependendo do exame, pode a taxa de erro pode chegar a 75%).

Diante de questionamentos quanto à confiabilidade desses testes, a Anvisa, através de sua assessoria de comunicação, afirma que “avaliou e aprovou o registro de vários produtos que demonstraram atender aos critérios de segurança e eficácia estabelecidos nos Regulamentos Sanitários vigentes. Todo produto é único e apresenta limitações de uso e desempenho que precisam ser consideradas na escolha do serviço de saúde”.

Colocando na balança a possibilidade de o resultado dar uma falsa segurança a quem recebe um resultado positivo, a testagem ainda assim é uma ferramenta no caminho certo para encararmos a próxima fase da pandemia, de reabertura gradual. Somente com a maioria da população com imunidade poderemos retomar, bem aos poucos, à normalidade.