Com os moradores passando mais tempo em casa e nas áreas comuns dos condomínios, síndicos têm visto disparar o consumo de água e luz nos conjuntos residenciais. Mas quem soube organizar o orçamento condominial no início da pandemia saberá superar mais esse desafio, afirmam as administradoras.

Representante da Cipa, uma das maiores administradoras condominiais do país, Bruno Gouvêa lembra que o equilíbrio orçamentário dos condomínios enfrentou outros desafios nos últimos meses, como o aumento da inadimplência, sinal do agravamento da crise econômica. Mas destaca que muitos síndicos se anteciparam em buscar soluções para problemas que estavam por vir.

– No início da pandemia, os condomínios parceiros da Cipa adotaram atuação preventiva de combate ao coronavirus, seguindo as orientações das autoridades sanitárias. O fechamento dos espaços comuns teve como consequência a redução em alguns contratos, como o de academias de ginástica, o que acabou refletindo na redução do consumo de água energia – destaca Gouvêa.

Mas agora, com o aumento dessas despesas, ele aconselha o uso da verba economizada durante a pandemia para amortizar os gastos extras.

– Essa sobra de recursos pode ser usada para minimizar o impacto do aumento dos gastos dos condomínios e da inadimplência. Quem se reorganizou no início da pandemia tem como cobrir o impacto de agora, mas precisa começar a planejar o próximo período – avisa Gouvêa.