Quem nunca perdeu as chaves e teve que revirar a casa ou fazer o caminho de volta na rua em busca? É para esse tipo de situação que existe o localizador inteligente, um mini rastreador GPS em tempo real que se conecta a smartphones via Bluetooth.

Os localizadores inteligentes podem ser úteis para encontrar uma variedade de coisas, já que eles se assemelham a um chaveiro. Basta fixá-los ao item que você precisa rastrear e acessar o designado aplicativo para ver um histórico de localização em uma tela de GPS em tempo real. Caso o item esteja próximo (aproximadamente 100 metros), basta seguir o som emitido pelo dispositivo.

Outros pontos chamativos desses dispositivos é a bateria CR2032, que tende a durar cerca de um ano, além de algumas funcionalidades adicionais, como rastrear celular com o toque de um botão.

Separamos 2 opções de localizadores, o Galaxy SmartTag e o AirTag Apple. Confira:

Galaxy SmartTag
Compatível com smartphones Galaxy, o Galaxy SmartTag tem um formato simples e pode ser fixado em praticamente qualquer coisa, como um chaveiro. Para utilizá-lo, é necessário ter o aplicativo SmartThings instalado no celular, através do qual é possível descobrir a localização do dispositivo em tempo real, caso esteja conectado à rede Bluetooth, ou visualizar sua última localização antes de se desconectar. Infelizmente o Galaxy SmartTag não é aprova d’água.

AirTag Apple
Uma alternativa feita para usuários de iPhone, o AirTag Apple funciona de forma semelhante aos outros localizadores inteligentes. Na hora de procurar o dispositivo, basta acessar o aplicativo, buscar e seguir o som emitido, caso ele esteja próximo. Além disso, usuários podem utilizar a opção Busca Precisa do app para saber exatamente em que direção o rastreador está, com a ajuda de uma seta em uma interface simples.
Caso alguém resolva pegar o rastreador, o smartphone do proprietário envia um alerta e, se o dispositivo não for encontrado após um tempo, ele começará a emitir um som. Adicionalmente, outro benefício do AirTag é sua resistência a água e poeira.