Com mais pessoas passando mais tempo em casa por causa da pandemia, o risco de acidentes domésticos é maior. Os lares passaram a ter novas funções, seja como espaço de trabalho para os adultos ou de atividades de estudo e lazer para as crianças. Como forma de proteger a saúde física e financeira dessas famílias, os seguros residenciais tiveram aumento de procura nesse período. Porém, o percentual de adesão ainda é considerado baixo: segundo a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), apenas 15% das residências brasileiras contam com um seguro.

Casos recentes envolvendo famosos, como a atriz Paolla Oliveira, que teve parte da casa atingida por incêndio, e do educador físico Marcio Atalla, cujo lar foi parcialmente danificado por uma explosão, chamaram atenção para a necessidade do seguro residencial.

“Não existe no mercado um produto com custo-benefício tão vantajoso, com uma série de serviços e coberturas. Mas a maioria das pessoas ainda não sabe disso”, afirma Raphael Swierczynski, com mais de 25 anos de experiência no mercado securitário e CEO da insurtech Ciclic, da BB Seguros, empresa que busca desburocratizar o ramo de seguros no país. “O crescimento dessa modalidade de seguro foi aquém do que deveria ter sido. O principal fator é a distância do consumidor brasileiro com a cultura do seguro, sobretudo o residencial. As pessoas se espantam ao descobrir que há opções que custam pouco mais de R$20 por mês, e que protegem o seu maior patrimônio”, acrescenta.

Saiba os diferentes tipos de serviços que auxiliam proprietários ou inquilinos na preservação da estrutura do imóvel e seu conteúdo – da assistência para reparos mais simples até a cobertura de danos mais graves:

Seguro residencial

Geralmente, cobre problemas que causam prejuízos financeiros, como incêndio, danos elétricos ou roubo. Cada empresa oferece este seguro de diferentes formas. Na maioria das vezes, ofertando pacotes fechados, não permitindo ao cliente a escolha do que ele realmente quer e precisa. Na Ciclic, seguindo um de seus principais valores, ajudamos cliente a escolher o que ele realmente necessita. São mais de 30 tipos de coberturas, assistências e serviços oferecidos no Seguro Residencial da Ciclic, que por exemplo, inclui atendimento 24h para necessidades do dia a dia, como troca de lâmpadas e outros serviços de manutenção.

Entre as categorias de eventualidades que podem ser consideradas: incêndios, raios, explosão, queda de aeronave e fumaça; roubo de bens, furto e extorsão; responsabilidade civil familiar; pagamento de aluguel; danos elétricos; quebra de vidros, espelhos, mármores e granito; vendaval, furacão, ciclone, tornado e granizo.

Assistência residencial

São grupos de serviços para resolver vazamentos, falta de energia, fiação solta e entupimentos, entre outros problemas. Podem ser oferecidos separadamente ou contratados com o seguro residencial

Pesquise, a maioria dos Bancos oferecem seguros residenciais que podem ajudar a proteger seu patrimônio.