Uma homenagem carinhosa de sua esposa Sônia Beatriz e da Palmares Administradora.

No dia 22 de setembro, Sr. Umberto Gusmão, síndico do edifício Barata Ribeiro 436, comemora seus 80 anos.

Sua trajetória de vida é longa e um exemplo para muitos. Sr. Umberto serviu como oficial da Marinha do Brasil. Formou-se em Engenharia pelo IME – Instituto Militar de Engenharia e em Administração de Empresas. Durante 40 anos comandou sua empresa de engenharia, elaborando e gerenciando projetos, que iam desde a arquitetura, estrutura e instalações prediais. Fiscalizou e gerenciou obras, desenvolveu mais de 1.000 projetos. Tem em seu currículo, clientes como o INSS, a Rede Ferroviária Federal, Lojas Americanas, Carrefour (Brasil, Argentina e Taiwan), a Fundação Oswaldo Cruz-RJ, os laboratórios Knoll e Glaxo, o Hospital Naval Marcílio Dias, o Edifício Almirante Tamandaré, o prédio histórico da Sede do Clube Naval, o Clube Piraquê, o edifício da Emgepron na Ilha das Cobras e tantos outros.

Empresário e grande administrador resolveu tomar para si a função de síndico. Foi síndico em três prédios em Copacabana, sendo sempre reeleito ao final do mandato. O primeiro edifício, onde nasceram seus filhos e morou até que eles se formassem. O segundo, onde instalou sua empresa de engenharia e o terceiro, na rua Barata Ribeiro, onde mora até hoje. Dois desses edifícios são unicamente residenciais, já o outro edifício possui uma função mista de comércio e também residencial. Como qualquer prédio, todos tinham seus problemas, mas nunca esperou encontrar problemas tão complicados como no edifício de função mista, onde a situação foi desafiadora.

Os problemas eram tantos e tão diversificados que exigiu um trabalho minucioso. Foi feito um levantamento de tudo que precisava ser corrigido, desde problemas estruturais, administrativos e de convivência. O sistema misto – comercial e residencial era conflitante gerando insegurança para os moradores. Como síndico, conseguiu que o edifício voltasse a ter segurança, equilibrou as contas e, principalmente, trouxe tranquilidade para os que ali moravam.

Uma administração onde todos são ouvidos gera um bom relacionamento entre moradores e admiração pelo seu síndico.

Atualmente, síndico no edifício em que reside, vem enfrentando as difíceis demandas do momento. Com a pandemia, surgiram restrições e foi necessário criar novas regras internas de convivência e adaptá-las as necessidades dos moradores. Todos os serviços e a segurança do edifício foram mantidos. Problemas muitas vezes são inevitáveis, mas resolvê-los sem trazer atritos é a especialidade do Sr. Umberto que administra o condomínio, enaltecendo a boa convivência, respeitando as normas e leis do condomínio e das decisões tomadas em assembleia.

Não é todo mundo que assume esse desafio!! Uma boa administração onde todos são ouvidos gera um bom relacionamento entre moradores e admiração pelo seu síndico. Por esse motivo e por muitos outros, o nosso grande abraço nesta data tão significante e o nosso agradecimento ao síndico Umberto Gusmão Chaves, por sua dedicação, trabalho e cuidado com essa nossa “pequena cidade chamada, Edifício Barata Ribeiro”