DICAS PARA DEIXAR SEU CONDOMÍNIO BEM NATALINO
 

O natal é sem dúvida uma das festividades mais comemoradas no ano. É a data onde a família, amigos, e a clássica decoração com muitas luzes e enfeites, acontecem. Porém, para quem mora em condomínio, fazer a decoração das áreas externas exige um pouco mais de cuidado e planejamento.

Por isso, fomos pesquisar e encontramos algumas dicas para deixar seu condomínio bem natalino e garantir a tranquilidade e segurança de todos:

Planejamento

É sempre bom planejar, e antes de mais nada criar uma comissão responsável pela decoração. Decidir se os enfeites do ano anterior serão reutilizados ou se existe uma verba especial para época alocada nos gastos do condomínio. Desta forma evita-se desentendimentos entre o síndico e os condôminos.

Normalmente esse tipo de gasto deve ser aprovado em assembleia. Em alguns condomínios, o síndico tem autonomia para utilizar uma certa quantia para esse tipo de evento, sem necessidade de aprovação em assembleia.

Compras

Nessa época do ano, as lojas já estão cheias de materiais de decoração, por isso vale a pena dar uma boa pesquisada nos diferentes preços oferecidos.

Se for comprar um novo jogo de luzes, de preferência para luzes de LED, além de baratear o custo da energia elétrica, são mais duradouras e você poderá reutilizar por mais alguns anos.

Outra coisa muito importante é ficar de olho nos produtos certificados pelo INMETRO e ABNT, evitando assim o risco de curtos, incêndios, choque elétrico e outros problemas nas instalações do condomínio.

Mão na massa

Caso a decoração seja simples e com poucos adereços, os funcionários do condomínio podem se encarregar da tarefa.

Mas se os locais para instalar as decorações forem lugares altos e de difícil acesso, o ideal seria contratar profissionais especializados. O uso dos equipamentos certos facilita o trabalho e evita acidentes dentro do condomínio.

Cuidados extras

Chamar uma empresa ou um eletricista credenciado na Light para fazer uma revisão na parte elétrica é uma boa ideia.

Geralmente as decorações permanecem ligadas durante toda a noite, por isso certifique-se que a iluminação não causará nenhum incômodo aos condôminos, em especial aqueles que moram nos andares mais baixos, mais próximos aos enfeites.

 

 
PLANEJAMENTO E GASTOS DE FINAL DE ANO
 

Já estamos em novembro, indicando a chegada do final do ano. E para o síndico, é também uma época cheia de tarefas, onde os preparativos para dezembro, o último mês do ano, começam.

Para não deixar tudo para última hora, separamos aqui algumas dicas importantes para que você, síndico, não seja pego desprevenido.

Orçamentos

Nos últimos meses do ano, tendem a ter mais gastos. Além das decorações natalinas, temos o 13° salário dos funcionários, bonificações, entre outros. Por isso, o orçamento deve ser planejado com cuidado.

É importante avaliar o caixa e fazer uma previsão dos custos até o fim do ano. Caso o dinheiro guardado não seja suficiente para cobrir os gastos, o ideal é convocar uma assembleia para aprovação de um rateio extra até dezembro.

Outra situação bastante comum, é a inadimplência nos meses de dezembro e janeiro. Para evitar esse tipo de situação, o ideal é programar a emissão do boleto de cobrança para até o dia 12 ou 13 de dezembro. Dessa forma, o condômino já pode pagar a sua taxa antes de sair de férias.

Previsão e aprovação das contas

A assembleia de aprovação de contas do ano e previsão orçamentária é realizada no final ou no começo do ano. Portanto, quanto antes o síndico começar a preparação para a reunião, melhor.

É indicado que o Conselho Fiscal acompanhe os gastos do condomínio mensalmente.

Operacional

Além da parte burocrática, o condomínio também precisa estar fisicamente adequado para o final do ano. Áreas comuns como a piscina e área de recreação devem estar prontos para uso intensivo durante o período. É fundamental pensar em uma manutenção preventiva nesses locais.

Também é importante checar se itens como a dedetização e a caixa d ‘água estão em dia, e caso não estejam, providenciar a manutenção antes de dezembro. Assim, com a chegada do verão o condomínio estará em plena condição de uso.

Campanhas para o verão

Também há um trabalho a ser realizado junto aos moradores e funcionários. Com a chegada da estação mais quente do ano, vem também o uso mais intensivo de água, ar condicionado, o uso dos elevadores na volta da praia ou da piscina etc. Portanto, programar campanhas educativas para esses públicos colabora com a diminuição dos atritos, da conta de luz e com o meio ambiente.

 

 
INSPEÇÃO PREDIAL – NÃO É PRECISO DATA CERTA PARA SE FAZER
 

Não é preciso data certa para se fazer a inspeção predial. O importante é a segurança de todos. Portanto, pelo menos uma vez ao ano, não deixe de verificar:

Estrutura

Pequenas fissuras que surgem ou aumentam de tamanho, pilares que começam a inchar, vigas trincadas, reboco soltando, manchas de umidade, ferragem exposta; são alguns dos indícios do problema. Elas podem surgir por diversas causas podendo comprometer a segurança e estabilidade da edificação.

Por isso é importante um olhar atento, ao notar qualquer um desses indícios, um técnico deverá ser solicitado para melhor averiguação da extensão do problema, e assim sugerir a melhor opção para corrigir o que for preciso.

Para-raios

O pára-raios do condomínio deve ser checado semestralmente, e essa vistoria deve ser feita por uma empresa especializada. É dever do síndico estar atento ao período de vistoria, pois caso ocorra qualquer problema e fique comprovado negligência, o síndico pode responder civil e criminalmente.

Extintores, mangueiras e hidrantes

Os extintores devem estar dentro do prazo de validade e possuir selo de qualidade do Inmetro.

As mangueiras não devem ter menos que 15m e devem permanecer enroladas de forma correta, além de estarem secas ao serem enroladas, pois a água acumulada pode apodrecer o tecido da mangueira com o tempo.

Porta corta-fogo

Um dos itens mais importantes contra incêndios, é a porta corta-fogo. Por esse motivo ela deve ser mantida sempre desobstruída, sem objetos por perto que dificulte a passagem e principalmente, em hipótese alguma ela deve ser trancada.

Outro item que deve ser verificado são as molas, que fazem com que a porta se feche sozinha e de forma completa.

Escadas, Rota de fuga e sinalização

Verifique se as luzes de segurança estão funcionando, se o corrimão está bem preso à parede, se não é muito alto ou baixo.

Em todos os lances de escadas devem estar sinalizados com placas que brilham no escuro, e devem conter as seguintes informações: setas indicando a rota de fuga, o andar do prédio, e onde estão os itens de segurança (hidrante, extintor etc)