O primeiro passo é identificar:
• O tamanho do condomínio – quanto maior, mais espaços para limpar, consequentemente mais produtos de limpeza
• Rotina e frequência de limpeza
• Tipos de pisos e materiais usados – mármore e granito, por exemplo, demandam cuidados especiais.
O segundo passo é a escolha do produto:
• Preço é um fator importante, mas desconfie de produtos que prometem muito e são extremamente baratos. Não existem milagres.
• Produtos clandestinos sem o selo da ANVISA também devem ser evitados. Para que os produtos de limpeza sejam vendidos legalmente em supermercados, lojas, mercearias, distribuidoras ou outros comércios, é necessário que os fabricantes atendam normas legais e técnicas, além de obter autorização da Anvisa para cada item.
Não cumprir esses requisitos significa que o produto não passou pela análise de um importante órgão regulamentador, para comprovar tanto a eficiência quanto a segurança para manuseio e armazenamento.
Terceiro passo: Organize uma lista de compras e faça uma cotação.
• Fazer a cotação com até quatro empresas
• Especificar marcas e quantidades
• Comparar o valor unitário e não apenas o valor total (Com o tempo o próprio zelador e síndico iram perceber qual o produto que está sobrando e, portanto, pode-se diminuir a quantidade e qual será preciso aumentar. Negocie.)
• Negociar o preço fixo por um determinado período (6 meses)
• Estabelecer a forma de pagamento
Quarto passo: Quanto comprar?
Nessa etapa o síndico pode contratar uma empresa de limpeza para avaliar qual é a melhor solução para cada tipo de sujeira e superfície do condomínio, bem como prever a quantidade necessária de cada produto a ser utilizado. Com um roteiro bem definido, no qual estejam especificadas todas as áreas comuns que necessitam de limpeza, a respectiva periodicidade, bem como os produtos utilizados em cada uma delas, determina-se uma quantidade.
Obs.: Com o tempo o próprio zelador e síndico iram perceber qual o produto que está sobrando e, portanto, pode-se diminuir a quantidade e qual será preciso aumentar.
Quinto passo: Estoque / Controle
Feita a compra, agora é preciso implantar um controle do estoque para que o síndico e o zelador acompanhem os gastos e deixem faltar nenhum dos itens utilizados na limpeza. Uma lista com cada produto e suas quantidades é uma boa ideia e simples para controlar esse estoque. À medida que o produto for acabando, basta o zelador dar baixa. Quando atingir uma quantidade mínima é hora de refazer a compra.