Evite instalações fora dos padrões de segurança.

A intoxicação por monóxido de carbono causa letargia, vertigem e sonolência. Não há tempo para reagir. Por isso mesmo, atentar para a instalação correta dos aparelhos, bem como as medidas a serem tomadas para garantir a segurança de todos os cômodos do imóvel é fundamental para se evitar uma tragédia.

Muito escolhido principalmente pela economia de energia, o aquecedor a gás deve ser instalado por um profissional qualificado, e de preferência em um local bem arejado, como a área de serviço do apartamento, e não dentro do banheiro.

Onde quer que ele esteja instalado, é preciso que haja ao menos dois pontos de ventilação permanente – um inferior e outro superior. Todos esses cuidados são necessários mesmo que vazamentos sejam bem raros nesses aparelhos, já que eles vêm de fábrica equipados com um sensor que detecta qualquer problema. Mas esse não é o caso dos aquecedores mais antigos, que contam com uma chama-piloto, que pode levar a uma maior produção de monóxido de carbono.

A Naturgy, empresa responsável pela distribuição de gás natural na capital do Rio, chama a atenção para a inspeção periódica obrigatória, que precisa ser realizada de cinco em cinco anos. Cabe ao cliente ou usuário escolher uma das empresas credenciadas para realizar a vistoria, prevista na Lei no 6.890, que se aplica aos consumidores residenciais e comerciais.

A visita técnica verifica se os ambientes e aparelhos a gás estão de acordo com as normas de segurança, e emite um laudo que apontará o estado do imóvel. No caso de algum problema, o responsável deverá contratar uma empresa especializada para corrigi-lo.

A data da inspeção é sempre indicada na conta de gás de cada cliente; basta ficar de olho. Mas a inspeção não é o mesmo que manutenção – essa deve ser realizada sempre que houver necessidade de algum reparo, seja no aquecedor, no fogão, ou em qualquer item que componha a instalação interna de gás do imóvel.

A revisão do aquecedor pode ser realizada seguindo as orientações do fabricante, e deve checar a pressão, os dutos da chaminé, os bicos de entrada do gás e da água e os queimadores. A Naturgy reforça ainda que cabos elétricos e materiais inflamáveis ou corrosivos devem ser mantidos longe das tubulações. A empresa sugere ainda que que a válvula do medidor de gás seja fechada caso os moradores se ausentem do imóvel por vários dias.

É importante ainda ficar atento à coloração da chama – e isso vale não só para o aquecedor, mas também para o fogão. A chama de gás natural deve ser azul. Se ela estiver amarelada ou oscilante, é sinal de falha na combustão, e o reparo deve ser imediato.

Se houver desconfiança de vazamento em qualquer lugar do apartamento, uma série de procedimentos pode ajudar a confirmar a suspeita. Primeiro, não se deve acender ou apagar luzes, ligar aparelhos na tomada ou riscar fósforos. Abra as janelas para ventilar o imóvel, e passe uma esponja com água e detergente nas conexões. Se aparecerem bolhas, de fato há vazamento. Outra maneira de verificar é fechar as válvulas ou registros próximos aos aparelhos e checar durante 10 minutos se está havendo consumo.

O gás natural não tem cheiro, mas um aditivo chamado mercaptano é inserido para alertar as pessoas caso haja um vazamento. O odor é característico e inconfundível. Mas se um dos moradores do imóvel tiver alguma deficiência de olfato, o ideal é que seja instalado um detector de vazamento de gás. Nenhuma medida é demais para fugir dos riscos de uma intoxicação que pode vir a ser fatal.

Saiba mais: www.naturgy.com.br