O condomínio é um ambiente social que vem crescendo cada dia mais. Sendo assim, é necessário uma administração transparente, com muita dedicação, organização e responsabilidade, atendendo a todos as questões, medidas e implementações  feitas pelos moradores. Conquistar a empatia dos condôminos também é parte do seu trabalho, para que estes possam colaborar assiduamente com demandas da rotina administrativa e tomadas de decisões.

No condomínio, o papel do síndico é vital para o funcionamento do local. Lidar com reclamações, tarefas, cobranças, diálogos, exigências dos condôminos, legislação e ética, não é tarefa fácil. Estes fatores demandam muita responsabilidade.

O síndico é o responsável por manter a ordem, fazer os pagamentos cuidar da inadimplência e ainda assegurar o bem-estar dos moradores. Dentro desse quadro, as responsabilidades que competem ao síndico não podem ser ignoradas, negligenciadas e muito menos esquecidas. Pensando nisso, listamos a seguir, alguns erros corriqueiros cometidos pelo síndico, para que estes possam ser evitados.

Falta de ética

É imprescindível que o síndico ou administrador de condomínio tenha uma postura ética em sua gestão. Agir de maneira correta, estando alinhado a legislação ajuda na construção de um excelente perfil profissional e transmite confiança e seriedade aos condôminos. 

Inadimplentes

Esse grupo detém dois dos erros mais graves que um gestor pode cometer. O síndico não deve expor de forma alguma o nome de inadimplentes, visto que esta ação causa um constrangimento ao devedor. 

Quando o gestor se depara com uma demanda alta de inadimplência, este pode fazer a cobrança pessoalmente ao condomínio ou buscar pelo serviço de uma empresa especializada para assumir a questão. Mas nunca colocar a ciência dos demais condôminos em uma lista que exponha o grupo devedor. Tal ação cabe a uma penalidade de dano moral contra o condomínio.

Mudanças no condomínio sem aprovação

Outro erro comum, principalmente para o profissional sem experiência, é o do síndico que faz mudanças no condomínio sem a aprovação prévia da assembleia

Leve a pauta para uma assembleia  expondo as razões para que as mudanças sejam implementadas, possibilitando a realização das mesmas com tranquilidade. 

Mudanças como obras emergenciais podem ocorrer sem aviso prévio, mas logo em seguida deve ser levada  ao conhecimento dos demais condôminos em uma assembleia. Nesse caso, o síndico deve expor uma data para o início e o término da obra, esclarecendo o porquê ela deve ser executada com urgência e informando os custos de todo o procedimento.

Falha na comunicação 

É importante que o profissional seja claro e objetivo com a informação que está transmitindo aos condôminos. Ter canais de comunicação variados facilita a comunicação. Estar ciente das necessidades dos condôminos faz parte das atribuições do síndico. O livro de Ocorrência na portaria ainda é um dos canais utilizados para a comunicação, mas hoje, com o avanço da tecnologia, surgiram aplicativos voltados para condomínios que ajudam nessa interação, além de e-mails, sites e redes sociais. Essas ferramentas se tornaram fundamentais para o sucesso da comunicação entre o síndico e moradores.

Consequências graves

Quando um síndico não exercer sua função em prol da coletividade e bem-estar de todos os condôminos, ele pode ser destituído. Para isso, basta provar que em sua gestão haja prática de irregularidades, não prestação de contas ou uma administração não conveniente do condomínio. Neste caso o mais certo é acionar a administradora do condomínio e entrar em contato com um advogado.