No dia 5 de junho comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente e alertar ao mundo sobre os perigos de negligenciar os cuidados com o meio ambiente.

Pensar em meio ambiente, nos faz pensar em sustentabilidade, no descarte correto do lixo, no que fazer com aparelhos, baterias, pilhas na hora que param de funcionar. Esse é um problema de todos nós. Devemos estar conscientes que o futuro do planeta está em nossas mãos, por menores que sejam nossas ações em prol da sustentabilidade, estaremos contribuindo para um mundo melhor. Envolver as crianças, jovens e adultos nessa empreitada é um desafio. Nos condomínios cartazes educativos podem ser distribuídos para auxiliar os menos informados e agregar convicções.

O lixo, por exemplo, é um dos grandes problemas ambientais em todo o mundo e a falta de conscientização e de educação ambiental agrava cada vez mais esse problema, provocando a poluição dos rios, das lagoas, dos mares e comprometendo a própria saúde humana. É preciso agir de forma consciente e muita coisa pode ser feita. No caso do lixo, o primeiro passo é ter no condomínio as latas coloridas, com indicação para o descarte correto; informar via cartazes ou folhetos, como o descarte deve ser feito; quais os dias da coleta seletiva e os benefícios dessa atitude. 

Hoje já é comum ouvir crianças pequenas falarem sobre sustentabilidade e se preocuparem com um mundo mais limpo. Então, que tal criar em seu condomínio os Vigilantes do Meio Ambiente e incentivar os pequenos a serem adultos conscientes e engajados na proteção e preservação do meio ambiente?