1.Identificação de hóspedes e proibição de festas contribuem para estadias mais seguras em condomínios
Para manter a segurança de toda a comunidade, a plataforma exige de novos anfitriões, assim como de hóspedes, que criem um perfil e informem à plataforma dados pessoais completos e forma de pagamento, que incluem informação relevante para identificação de cada usuário.
Para mais segurança, o pagamento do hóspede ao anfitrião é permitido apenas por cartão de crédito e por meio da Plataforma Airbnb.

2.Verificação de identidade
O Airbnb possui sistemas para verificar a identidade de anfitriões e hóspedes. Usuários devem inserir no sistema uma foto do documento de identidade antes que os processos de reserva (no caso de hóspedes) ou de publicação de um anúncio (anfitriões) sejam concluídos. Dessa forma a ferramenta verifica a idoneidade do anfitrião e de seus hóspedes garantindo de certa forma, mais segurança aos vizinhos. Em 16 de novembro, o Airbnb informou a expansão da verificação de identidade para todos os hóspedes que viajam para os 35 principais países e regiões onde o Airbnb está disponível, incluindo o Brasil.

Proibição de festas
É isso, não é permitido festa em imóveis alugados através da plataforma. A proibição de festas e eventos, que começou como uma medida de saúde pública para contribuir com a contenção do coronavírus, ganhou ainda mais importância e, em junho de 2022, se tornou permanente, como mais uma medida de respeito com a comunidade onde as acomodações anunciadas no Airbnb estão inseridas.

Outros recursos para reforçar a confiança e a segurança da comunidade incluem:

  • Canal de Apoio ao Vizinho, para que a comunidade em geral possa relatar de forma ainda mais fácil e rápida eventuais incidentes em reservas nas proximidades, como festas e eventos.
  • Linha de Atendimento Urgente, recurso que permite, por meio do aplicativo do Airbnb, acesso direto a uma equipe de segurança treinada, tanto para anfitriões quanto para hóspedes, em meio a crises ou situações de emergência durante estadias ativas.
  • Sistema de avaliações e comentários: antes de aceitar um pedido de reserva, os anfitriões podem acessar os comentários e as avaliações deixadas por outros anfitriões sobre os hóspedes. Do mesmo modo, as avaliações e os comentários sobre os anfitriões podem ser consultados pelos hóspedes na plataforma.
  • AirCover: proteção contra danos à propriedade, responsabilidade civil, contra perda de renda, cobertura para limpeza profunda e danos causados por pets. Recentemente, o Airbnb comunicou que triplicou a proteção do AirCover para anfitriões de US$ 1 milhão para até US$ 3 milhões – com proteção em determinadas situações para a propriedade e seu conteúdo.

Boas práticas para convivência em condomínios
A plataforma trabalha constantemente na comunicação aos anfitriões sobre boas práticas para estadias responsáveis e sugere que eles também as compartilhem com os hóspedes.

Nesse contexto, e para esclarecer eventuais dúvidas que possam existir sobre o aluguel por temporada via plataforma digital em condomínios, o Airbnb desenvolveu uma página dedicada ao tema: Aluguel por Temporada em Condomínios.

Além de apresentar diversas ferramentas e processos (disponíveis no site do Airbnb) oferecidos pela plataforma para promover a boa convivência com os vizinhos, a página traz um Guia Especial para Síndicos e Administradores, que pode ser baixado em PDF e compartilhado com os moradores.
(sindiconet.com.br)