Já diz a sabedoria popular que a paz não é ausência de guerras. Apesar do ditado tão conhecido, não precisaríamos dele para constatar essa verdade. Não termos problemas não é sinônimo de felicidade. Como gente que sente, que ama, que chora e pensa, precisamos de mais do que simplesmente uma vida sem nenhuma perturbação.

Assim, quem não deseja um ano de 2023 cheio de paz, essa verdadeira paz? Quem não gostaria de viver experimentando liberdade, alegria e a certeza de que vive uma existência com significado? Não há melhor presente para receber do que ver essa esperança se tornando realidade dentro de si.

Há muitos anos um homem fez uma declaração impactante. Diante de situações difíceis, ansiando por uma resposta divina ele encontra uma satisfação que serve de lição para nós. Habacuque, profeta da Bíblia diz:

“Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação. O SENHOR Deus é a minha fortaleza, e faz os meus pés como os da corça, e me faz andar altaneiramente”.
Habacuque 3.17-19

Muito cá entre nós, se estivéssemos em momentos delicados e pudéssemos nos chegar até Deus, não
pediríamos a ele que mudasse tudo? Claro que sim! E não há nada de errado nisso. Jesus, o filho de Deus, nos convocou para clamar a Deus: “pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á”.

Mas e quando a situação não muda? E se mesmo depois de insistirmos, tudo permanecer igual? Habacuque nos ensina que não precisamos depender das circunstâncias, e que é possível ter paz em meio à guerra! É possível ser feliz em meio à escassez! Entenda bem, não é um convite a uma vida sem buscar boas posições de vida. Mas um convite a vida com uma alma fortalecida para passar pelos dias maus.

Mas há um grande segredo nessa história. Essa paz e alegria que ele experimentava não vinham de uma força interna. Ele se alegrava em Deus! Era do alto que vinha a força para superar a escuridão da vida Era o relacionamento com Deus que dava a sua alma tudo o que precisava.
Creio que um ano mais cheio de paz, é preciso aprender com Habacuque! Ainda que dificuldades permaneçam, ainda que problemas insistam em estar presente, é sempre possível se alegrar em Deus.

Para isso, fale com Ele. Não precisa inventar palavras bonitas. É só abrir o coração e falar. Orar é se relacionar com o Criador! Também leia a Bíblia! Lá você vai descobrir a vontade de Deus pra você. Você vai descobrir que Deus não é apenas uma idéia, mas é vivo e fala e fortalece a alma daqueles que O buscam!

Construindo essa relação maravilhosa com Deus, você vai ver que o coração fica diferente. As situações vem e vão,mas Ele nos dá ânimo para seguir em frente e nos faz entender que de fato a joia mais preciosa da vida é a relação que temos com Ele.

Feliz 2023
Felipe Telles Ferreira