Na esteira do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em junho, tema merece destaque

No dia 5 de junho comemora-se do Dia Mundial do Meio Ambiente. A data é considerada uma das principais ações da ONU (Organização das Nações Unidas) para chamar a atenção sobre como afetamos a natureza.

Na esteira do tema, dados divulgados em um relatório da organização mostram que 1,8 bilhão de pessoas fazem uso de água proveniente de fontes não protegidas. Esse número corresponde a quase um quarto da população mundial. As estatísticas ficam ainda mais alarmantes: ainda de acordo com a ONU, 40% da humanidade sobrevive com escassez de água.

Recurso finito e essencial à vida humana, a água deve estar inserida no nosso dia a dia aliada ao consumo consciente. Já parou para pensar no quanto de água você gasta por dia? E o quanto irá fazer falta para os seus filhos no futuro para os seus netos?

É bem verdade que o consumo doméstico e comercial corresponde a apenas 8% da água utilizada em todo o mundo também segundo a ONU – a agricultura é responsável por 70% desse bolo, seguida pela indústria, a quem cabe 22%.

Mas como é de pequenas mudanças que se muda o mundo, adotar hábitos mais sustentáveis na rotina é o primeiro passo para reverter a projeção cada vez mais próxima de escassez do recurso no futuro.

Lavagem de carro
Lavar o carro com uma mangueira gasta até, aproximadamente, 570 litros de água em 40 minutos. Precisa lavar o carro? Não tem problema, mas opte por usar um balde.

Jardim
Sabe o quanto você gasta de água regando o jardim da sua casa? Cerca de 190 litros de água limpa em 30 minutos. Para economizar, guarde a água da chuva e regue sempre de manhã cedo.

Torneiras bem fechadas
Sabe aquela torneira que teima em pingar no banheiro? Preste atenção: segundo a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), uma torneira que goteja desperdiça, ao longo de um dia, 46 litros de água. Mas pode ser ainda pior dependendo do tamanho do vazamento.

Se a abertura for de 1 milímetro, o desperdício sobe para 2.060 litros. Se subir para 6 milímetros, lá se vão 16.400 litros de água, e uma abertura de 12 milímetros leva embora incríveis 33.984 litros de água ao fim de um dia. Portanto, antes de sair de casa, verifique se todas as torneiras estão bem fechadas e evite o desperdício!

Chuveiro elétrico
Presente em 73% das casas brasileiras, o chuveiro elétrico é o que menos usa água para funcionar em comparação às outras opções no mercado. Modelos simples precisam de 3 litros por minuto para aquecer. A ducha a gás ou solar costuma exigir a partir de cinco.